Aplitop: caso-do-rio-janeiro

aplitop-spinning

Rio de Janeiro (Brasil)

Via Expressa Transolímpica

Vista aérea dos túneis
Empresa: Tauri Engenharia Ltda. - part of New York Geomatics Inc.
Web: tauri-eng.com/
Localização: Rio de Janeiro, Brasil
Nome: Enrique Vega León
Cargo: Ingeniero Civil
E-mail: [email protected]

Caso de Uso

A Autoestrada Transolímpica está localizada no coração da Zona Oeste do Rio de janeiro e presta serviços diretamente aos habitantes dessa região.

A Zona Oeste é a segunda região mais povoada do Rio e tem atualmente uma população de mais de 2.500.000 pessoas. É a região de maior crescimento económico e com a maior concentração de novos desenvolvimentos imobiliários na cidade do Rio de janeiro.

Os bairros de Recreio, Riocentro, Camorim, Curicica, Taquara, Jardim Sulacap, Vila Militar, Magalhães Bastos e Deodoro são atravessados pela via Transolímpica. Os utilizadores da Transolímpica, que vivem nas zonas de influência da via, podem escolher de entre 12 grandes centros comerciais e sete campus universitários, entre outros espaços de consumo, lazer e educação.

Digitalização do túnel

Na Via Expressa, cerca de 50 mil veículos circulam diariamente nos dois sentidos. É a primeira autoestrada da cidade com um corredor BRT exclusivo, que é utilizado por cerca de 70 mil passageiros por dia.

A via inclui 4 túneis com um comprimento total de 3.200 metros, 22 metros de largura e 10 metros de altura. A empresa Tauri Engenharia ficou encarregada da monitorização geotécnica por intermédio de digitalização.

Análise da nuvem de pontos com representação por intensidade

Com o TcpScancyr definiu-se o eixo central do projeto, situado entre as pistas nos sentidos norte e sul, assim como as diferentes secções-tipo, importando-as de desenhos CAD e especificando os respetivos pontos de controlo.

Para a monitorização, utilizou-se um scanner da marca Topcon, modelo GLS2000, com o qual se recolheram diferentes sessões de digitalização, com um total aproximado de 131 milhões de pontos. Cada ponto incorpora como atributos, além das suas coordenadas, a cor RGB e a intensidade.

Em seguida, procedeu-se ao cálculo de perfis a partir da nuvem de pontos, com um perfil de cada metro, e foram criados automaticamente planos comparando o perfil atual, o perfil de base e a secção-tipo e rotulando as distâncias nos pontos de controlo.

Além disso, para as certificações foram criados relatórios detalhados de áreas e volumes e foram criados mapas de inspeção e animações que permitiram a execução, de forma rigorosa, do controlo das obras dos túneis.

Perfis transversais dos túneis
TcpScancyr
TcpScancyr

Secções de túneis a partir de scanner 3D.

Com o TcpScancyr tivemos êxito em proporcionar soluções de Monitorização Geotécnica de Túneis para os nossos clientes, com um uso intensivo de dados geométricos, de uma forma muito rápida e fiável, tendo assumido a liderança no Brasil como empresa de Geomática que mais soluções proporciona para problemas complexos.

Vista parcial da animação do percurso pelo eixo
Em que podemos ajudar?