Aplitop: caso-do-nueva-zelanda

aplitop-spinning

Warkworth (Nova Zelândia)

Autoestrada de Pūhoi a Warkworth

Autoestrada de Pūhoi a Warkworth
Empresa: NX2 Northern Express Group
Web: nx2group.com
Localizações: Warkworth (Nova Zelândia)
Nome: Jose Ángel Leal
Cargo: Quantity Surveyor
E-mail: [email protected]

Caso de Uso

O projeto prolongará a autoestrada do norte (SH1) com um comprimento de 18,5 km desde os túneis de Johnstones Hill até ao norte de Warkworth. Esta é a primeira etapa do projeto Ara Tūhono (caminho de ligação) desde Pūhoi até Wellsford.

Espera-se que o novo trajeto mais seguro e resistente seja aberto aos automobilistas a tempo para o agitado fim de semana do aniversário da Rainha, em Maio de 2022.

A estrada será construída a oeste da SH1 existente e evitará Warkworth no lado ocidental. Será uma via rápida de quatro faixas, separada por um separador central com barreira de segurança.

O projeto é uma associação entre o Governo da Nova Zelândia e um consórcio privado, Northern Express Group (NX2), que será responsável pelo financiamento, conceção, construção, manutenção e exploração da autoestrada durante um máximo de 25 anos. A autoestrada continuará a ser um recurso público.

Autoestrada de Pūhoi a Warkworth

O NX2 utiliza desde 2019 licenças de TcpMDT Profissional e o seu módulo de gestão de nuvens de pontos, que são utilizados para a execução de todo o tipo de trabalhos topográficos no projeto.

As nuvens de pontos gerados a partir de voos com drone e os levantamentos efetuados com GNSS são processados para a criação do modelo digital do terreno natural e para desta forma se obter o estado atual do mesmo, representado como curvas de nível, perfis, superfícies ou malhas.

A conceção da autoestrada foi definida em MDT em vários troços a partir dos eixos em planta e alçado, as secções-tipo definidas vectorialmente, inclinações e sobrelarguras. Com estes dados são criados modelos tridimensionais da estrada, os quais são carregados diretamente no controlo de maquinaria, desde retroescavadoras até, nesta última fase do projeto, as máquinas de espalhamento de aglomerado.

Autoestrada de Pūhoi a Warkworth
TcpMDT Profesional
TcpMDT Profesional

Solução completa para projetos de Topografia e Engenharia Civil

TcpMDT PointCloud
TcpMDT Point Cloud

Exploração de nuvens de pontos

De entre os benefícios mais diretos das vossas aplicações, destaca-se especialmente a agilidade na resolução das discrepâncias entre as características do terreno nesta zona e a definição dos desbravamentos.

O projeto original foi concebido com taludes em corte em rocha e solo, mas à medida que os avanços no corte vão sendo efetuados, o talude irá sendo modificado em função das características geotécnicas que se vão encontrando. Essa nova definição com base nos novos dados obtidos deve ser processada rapidamente e os diferentes desbravamentos redesenhados, para se poderem carregar os novos modelos criados nas máquinas e para que a produção não seja interrompida.

Tudo isto, graças às vossas aplicações, pode ser efetuado de uma forma mais rápida e eficiente do que com outras ferramentas utilizadas nesta obra pelos projetistas.

Em que podemos ajudar?