Aplitop: caso-do-noruega

aplitop-spinning

Bergen (Noruega)

Túnel de Ulriken

Túnel de Ulriken
Empresa: AZVI Norge
Web: www.azvi.es
Localização: Bergen (Noruega)
Nome: Joan González Pi
Cargo: Chefe de Topografia/Administrador BIM
E-mail: [email protected]
Principais atividades: O Grupo Azvi está estruturado em quatro áreas de negócios: construção, concessões, desenvolvimentos imobiliários e transporte ferroviário. Está presente na Europa, América e Médio Oriente.

Caso de Uso

A Azvi assinou o contrato com a Bane NOR (organismo público gestor das infraestruturas ferroviárias da Noruega) para efetuar a reabilitação do antigo túnel ferroviário de Ulriken em Bergen, num prazo de 29 meses. Este túnel foi construído nos anos '60 e passa paralelamente ao novo túnel de Ulriken.

A reabilitação consistiu no alargamento da secção do túnel, em diferentes pontos ao longo de 7,6 km de comprimento. Para se poder levá-lo a cabo foi necessário escavar 38.000 m3 em rocha.

Nos 6,2 km centrais do túnel foi necessário efetuar explosões em mais de 100 secções sem desmontagem da via. Tratou-se de um grande desafio para a Azvi, para o qual concebeu uma proposta técnica inovadora, que foi avaliada muito positivamente pela Bane NOR.

O projeto foi totalmente concebido em ambiente BIM, do qual se dispõe de informação principalmente em formatos IFC e XML. A reabilitação consistiu na ampliação da secção do túnel e posteriormente no seu revestimento, deixando entre a impermeabilização e a rocha um espaço para se poderem drenar as infiltrações da montanha.

Pelo facto de a secção do túnel ter várias camadas, criou um desafio no controlo da execução da obra.

Túnel de Ulriken

As aplicações TcpTunnel Scan e TcpScancyr facilitaram-nos as tarefas de controlo e a posterior criação dos documentos necessários para a obtenção de medições, a realização do controlo de execução e da implantação na obra.

Além disso, e como requisito do cliente, optou-se pela compra de estações totais robóticas com scanner a laser da marca Topcon, para se obterem digitalizações de todas as fases da obra, além de se poder verificar, no mínimo espaço de tempo, a execução das obras sem necessidade de se passar pelo escritório. Desta forma, reduziram-se tempos de controlo, e ao mesmo tempo que se controlou a obra obtiveram-se os resultados necessários para o pós-processamento no escritório.

Túnel de Ulriken
TcpTunnel Scan
TcpTunnel Scan

Aplicação para Controlo de Túneis em Tempo Real

TcpScancyr
TcpScancyr

Análise de dados de túnel medidos por scanner 3D

As soluções da Aplitop são merecedoras de um vasto leque de adjetivos a destacar, de entre eles, útil, versátil e dinâmico. Outro aspeto a favor das soluções da Aplitop consiste nos melhoramentos constantes que desenvolvem continuamente a partir das sugestões recebidas dos clientes e da sua vasta experiência no setor.

Em que podemos ajudar?