Aplitop: caso-do-estambul

aplitop-spinning

Istambul (Turquia)

Construção de linha funicular no metro de Istambul

Medición del estado del túnel
Empresa: ANKARA İNŞAAT TİC. VE SAN. LTD. ŞTİ.
Web: www.ankarainsaat.net
Localização: Istambul (TURQUIA)
Nome: Özgür Terkin
Cargo: Topógrafo
Qualificação: Engenheiro Topográfico
Correo electrónico: [email protected]
Atividades principais: Na sua trajetória profissional de mais de um quarto de século, concluiu com êxito muitas construções de fábricas, represas, tanques, canais de rega, superestruturas de edifícios, construções de habitações, diques costeiros e construções de estradas.
Distribuidor: PAKSOY TEKNIK
Web: http://www.paksoyteknik.com.tr/

Estudo de Caso

A linha F4 do Metro de Istambul, oficialmente conhecida como Boğaziçi Üni./Hisarüstü – Aşiyan é um funicular de 850 m de comprimento, atualmente em construção, em Beşiktaş, Istambul. Quando estiver concluída, converter-se-á na quarta linha de funicular de Istambul e a mais longa, ultrapassando em 100 metros a linha F3. A linha atravessará uma diferença de altura de aproximadamente 116,1 metros e o tempo total de viagem está avaliado em 2 minutos e 30 segundos.

A linha está a ser construída entre a região de Rumeli Hisarustu e o Parque Asiyan ao longo da costa do Bósforo. Quando estiver concluída, a sua integração na linha M6 facilitará o transporte entre a costa e a Rua Buyukdere.

A licitação, publicada pelas autoridades metropolitanas de Istambul e pelo Departamento de Caminhos de Ferro, foi ganha pela ANKARA İNŞAAT, que está encarregada da topografia do projeto.

O túnel tem 791 metros de comprimento com um desnível de 14,25%, com uma largura aproximada de 10 metros e uma altura de 7,20 metros.

Vista aérea de la línea del funicular

A ANKARA İNŞAAT utilizou 2 estações totais TOPCON GT503 para monitorizar o processo de construção.

Também compraram as aplicações para túneis da APLITOP de campo e escritório.

O TcpTunnel foi instalado na estação total e foi usado para se medir automaticamente o estado atual do túnel e se mostrarem as secções teórica e medida do túnel, com vistas superior e frontal que mostram as áreas de infra e sobre-escavação. Também dispõe de funções de remodelação de perfis de fachada, pavimento ou túnel, controlo de pontos de controlo, etc.

Frente del túnel

O TcpTunnel CAD é a aplicação de escritório complementar que processa dados topográficos de túneis medidos por estações totais que executam o TcpTunnel. Foi utilizado para calcular e desenhar secções transversais, criar relatórios de áreas e volumes e criar modelos 3D do estado atual da obra.

Tanto a estação total como o software foram fornecidos pela PAKSOY TEKNIK, distribuidora oficial da APLITOP na Turquia.

TcpTunnel
TcpTunnel

Levantamentos e remodelações de túneis

TcpTunnel CAD
TcpTunnel CAD

Pós-processamento de dados de túneis

A combinação do software da APLITOP com as estações totais TOPCON foi uma solução muito útil e rentável durante o processo de construção de túneis neste projeto.

Dibujo de perfiles de túnel generados por TcpTunnel CAD
Em que podemos ajudar?